domingo, 24 de novembro de 2013

Voltinha de Roda Fina por Penamacor...

Depois de nos últimos dias ter andado às voltas com uma "constipaçãozeca", que me impossibilitou de fazer a volta que tinha planeada para ontem de 125Km, hoje ainda não a 100% mas já quase recuperado, não resisti: peguei na jorbi e, juntamente com a Sandra pusemos-nos ao caminho. Saímos da Idanha pelas 9:30 em direcção a Proença-a-Velha; no cruzamento antes de Proença virámos à esquerda no sentido de S. Miguel D' Acha, mais adiante já no cruzamento do Bom Petisco seguimos pela direita, para depois apanharmos a EN em direcção a Pedrógão de S. Pedro. Sempre em ritmo calmo e com a gélida brisa que soprava da Serra da Estrela, continuamos o nosso agradável  passeio em direcção a Penamacor, onde fizemos questão de passar pelo centro daquela bonita vila até apanharmos a variante que nos conduziu ao Minipreço desta localidade. Ali fizemos uma paragem, para tomarmos uma bebida e comer algo sólido, pois já merecíamos.
Depois de beber um sumo e comer um belo panick de chocolate, arrancámos para a 2ª parte desta nossa voltinha de fim de semana; agora no sentido de Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires, sempre a bom ritmo e com a companhia das outonais cores que caracterizam a paisagem nesta altura do ano, aproximá-mo-nos de Medelim também conhecida por Aldeia dos Balcões. Aqui, ao chegar à rotunda, virámos à direita e rumamos no sentido de Proença-a-Velha. Depois do esqueleto bem chocalhado no irregular empedrado de Proença, aproximá-mo-nos rapidamente do ponto de partida, Idanha, onde chegamos eram 12:35Horas com cerca de 73Km feitos numa gélida mas agradável manhã de pedaladas!!



domingo, 17 de novembro de 2013

35Km de Pedaladas pela Diabetes...

Desta vez a voltinha de domingo foi em prol da diabetes, com a organização a cargo da equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Idanha-a-Nova (caminhada ou btt), que pretende desta forma chamar a atenção para a prevenção e controlo desta doença, que afecta cerca de 1.000.000 de portugueses.
Há hora marcada, os participantes lá iam chegando ao local de concentração, junto ao Centro de Saúde de Idanha-a-Nova. 
Pelas 9:00Horas tocou a sineta e lá saímos de Idanha em direcção à vigia e Vale Sourinho, para depois descermos para o paredão da barragem por um bonito single. Sempre em ritmo de passeio, continuamos a nossa voltinha pelos caminhos que circundam a barragem Marechal Carmona até apanharmos a primeira dificuldade do dia, uma curta mas inclinada subida, logo a seguir ao parque de campismo e que nos conduz até ao alto do monte; lá bem no alto agrupamos as "tropas" e eis que surge um contratempo, o João Fazendas tinha o cepo da roda de traz da bike gripado, nada a fazer, a passeata para ele estava acabada, lá teve que chamar o pronto socorro e regressar a Idanha.
Depois deste percalço lá tivemos que seguir a nossa viagem, desta vez em direcção a Alcafozes, para depois entrarmos na GR que nos leva à Sr.ª do Almortão, local de encontro dos grupos (da caminhada e do BTT) ,e também o local escolhido para merendar. 
Antes de atacarmos as merendas fomos ainda presenteados pela organização com um bonito boné azul (a cor da diabetes), por ali estivemos umas 3 ou 4 dezenas de minutos, onde degustamos as merendas uns dos outros, desde espargos, chouriças assadas, bolos tradicionais, bicas com chouriço, enfim tudo do bom e do melhor, no final até ainda houve tempo para o cafezito no Restaurante Sr.ª do Almortão.
Cafezito tomado e com o estômago devidamente aconchegado, lá seguimos a nossa viagem para os derradeiros Km's, agora por asfalto... descemos em direcção à Sr.ª da Graça para depois subirmos aquela que seria a maior dificuldade do dia, a subida da Sr. da Graça, com o grupo a alongar-se lá fomos galgando até ao "Batorel da Araúja" onde, no Manteigas Café, nos esperava um belo branquinho traçado...com o S. Pedro a ajudar à festa, esta foi mais uma bonita voltinha feita em boa companhia.
Os meus parabéns à equipa de enfermagem do Centro de saúde de Idanha pela excelente iniciativa.

























segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pela diabetes...a caminhar ou a pedalar!!!

A caminhar ou a pedalar pela diabetes, o importante é aparecer, no próximo domingo dia 17 de Novembro a Concentração é junto ao Centro de Saúde de Idanha-a-Nova.
As inscrições são gratuitas, basta informar para os contactos indicados no cartaz que vão participar.
A organização é da equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Idanha-a-Nova.

Eu lá estarei a pedalar é claro...

Boas pedaladas!


sábado, 9 de novembro de 2013

Voltinha de roda fina com direito a licor...

Desta vez eu e a Sandra fomos tirar a teias de aranha às jorbi's...
Pelas 13:45 Horas  fizemos-nos à estrada para um agradável passeio que viria a ter 65Km.
Saímos de Idanha em direcção à Sr.ª da Graça, Ladoeiro e Munheca...sempre em ritmo de passeio e a partir daqui, com o vento a dificultar-nos a progressão, continuamos por Escalos de Baixo, Escalos de Cima e S. Miguel D' Acha. Estando este fim de semana S. Miguel em festa, decorre ali o IV Festival de Vinhos e Licores, nem hesitamos em fazer uma breve paragem para degustar-mos algumas daquelas bebidas espirituosas, o festival estava animado, já por ali ficava...mas como a hora já ia um pouco avançada e ainda nos faltavam os derradeiros quilómetros, de S. Miguel para Idanha, lá tivemos que nos fazer à estrada, com o vento pelas costas e o efeito dos licores foi um ver se te avias até Idanha.
Mais uma agradável voltinha desta vez na companhia da Sandra!








quarta-feira, 6 de novembro de 2013

VI Passeio de BTT "Rota do Azeite" Proença-a-Velha

No dia 2 de Março de 2014, a ACIN Associação de Cicliturismo de Idanha-a-Nova em parceria com a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, vai levar a efeito o "VI Passeio de BTT - Rota do Azeite". Esta actividade como vem sendo habito, encontra-se integrada no Festival do Azeite e Fumeiro a realizar nos dias 1 e 2 de Março de 2014 em Proença-a-Velha.
As inscrições abrem no dia 4 de Janeiro de 2014 e são limitadas a 150 participantes.
Brevemente serão dadas mais informações acerca do evento em: www.acin.com.pt

domingo, 3 de novembro de 2013

Rota dos Diospiros...a tradição mantém-se!

Nesta época do ano, como já vem sendo tradição, é altura de rumar ao Ladoeiro para umas belas pedaladas e degustar uns deliciosos dióspiros...e assim foi, no local e à hora marcada lá estávamos 13 entusiastas da modalidade para darmos inicio a mais uma das nossas aventuras bttisticas...saímos da Idanha pela Santa Marinha em direcção à herdade da Várzea e Rochão; aqui, enquanto o Afonso se ia entretendo a remendar um "furito", a malta ia pondo a conversa em dia; depois de resolvida a situação lá seguimos viagem em direcção ao Ladoeiro, para percorrermos os sempre bonitos singles dos canais...uma delicia...ou melhor duas delicias, é que entretanto tínhamos chegado ao abastecimento, dióspiros até encher a barriga, jeropiga, licor de Romã, borrachões. enfim, um abastecimento à maneira e a condizer com o nome da nossa voltinha...já com o estômago aconchegado lá demos inicio à 2ª parte da nossa passeata: seguimos desta vez em direcção à Saipol, por um bonito single entrando no Ladoeiro pela parte Norte, seguindo depois em direcção à herdade dos Carris e Rosa Cometa. Sempre a bom ritmo e já com a Idanha no Horizonte, chegamos à Sr.ª da Graça para depois subirmos para Idanha pela sempre dura mas espectacular calçada...aqui cada um a seu ritmo, lá íamos subindo até ao Manteigas Café, onde para finalizar a nossa voltinha nos esperava um branquinho traçado.
Mais uma bela manhã de desporto e convívio a pedalar...que venha a próxima!!!